Dr. Weslley Vieira
Ginecologista e Obstetra

 

Miomatose Uterina: o que é e quando a cirurgia é indicada?

Os miomas são tumores benignos do útero, muito frequentes, com uma prevalência que pode chegar a 80% das mulheres em idade fértil.

O mioma uterino é uma doença que pode ter vários tipos de apresentação/manifestação, mas a maioria das mulheres que possuem miomas não possuem nenhum sintoma e não precisam de nenhum tratamento.

Não existe um único tratamento que possa ser aplicado a todas as pacientes portadoras de miomas uterinos e na maior parte dos casos, não é necessário nenhum tipo de tratamento.


Quando há indicação o tratamento deve considerar: o tamanho dos miomas, a severidade dos sintomas, o desejo da mulher de gestar, a eficácia do tratamento e a possibilidade de repetidas intervenções. Os miomas são mais comuns na idade reprodutiva, pois são tumores benignos estrogênio-dependentes.

Sintomas mais comuns: aumento do fluxo sanguíneo, sensação de pressão ou dor na pelve e infertilidade.

Indicação de tratamento: sangramento menstrual aumentado, aumento do volume abdominal, infertilidade ou abortamento de repetição, dor pélvica no período menstrual ou continua.


Outras considerações para se pensar no tratamento são: desejo de gravidez futura, idade, doenças associadas (anemia), exame de imagem, excluir malignidade (neoplasia de endométrio e sarcoma uterino).
As possibilidades são diversas e incluem: ressecção histeroscópica, uso de análogos de GnRh, embolização arterial, miomectomia, histerectomia.
Em mulheres assintomáticas, que estão tentando engravidar, com lesões estáveis (intervalo de 1 ano entre exames de imagem), ou na peri menopausa, podemos pensar em adotar apenas o acompanhamento dos miomas.

Você tem mioma e deseja discutir as opções de tratamento para o seu caso?

Agende agora mesmo uma consulta comigo!

Forte abraço.


Fontes:
Ministério da saúde 
Instituto Fiocruz 
Febrasgo